quinta-feira, 29 de maio de 2014

Atividade 1.5 - Registros auto- avaliativa


O erro faz parte da condição humana, acertar também, mais poucas pessoas acertam sem errar antes. Num processo geral de aprendizagem o erro é inerente a todas as pessoas, mas a percepção dele não. Quando se percebe o erro do aluno, o professor deve investigar qual era o objetivo dele quando realizou a atividade, que caminhos ele usou para alcança-lo, e fazê-lo pensar como atingir sua intenção. Reconhecer o erro é um grande passo para seu aperfeiçoamento pessoal. O ser humano tem uma capacidade muito grande de se adequar as situações vividas. Quando estas se caracterizam pelo prazer, a busca de crescimento torna-se maior. Porém, quando há frustações recai e deixa de produzir. Errar faz parte do processo ensino-aprendizagem, pois ao corrigir o erro se aprende muito mais. Portanto, a atitude do professor diante do erro deve ser, sempre que possível a de transformá-lo em situação de aprendizagem. Enfim, ninguém aprende sem errar. O processo de conhecimento de todos nunca está completo, a cada dia aprendemos coisas novas, vivenciamos novas experiências e com isso precisamos estar abertos ao novo. Quando os alunos trazem novidades, as aulas ficam mais interessantes e ricas. Também penso que não é nada humilhante você reconhecer que não sabe sobre determinado assunto, o que é diferente de você ser um profissional acomodado, que não lê que não busca novos conhecimentos ou não se aprofunda em sua área de atuação.


Cursista: Francisca Vanuzia Souto Chaves

Nenhum comentário:

Postar um comentário