Atividade 1.5 - Registros auto- avaliativa
O erro faz parte da condição
humana, acertar também, mais poucas pessoas acertam sem errar antes. Num
processo geral de aprendizagem o erro é inerente a todas as pessoas, mas a
percepção dele não. Quando se percebe o erro do aluno, o professor deve
investigar qual era o objetivo dele quando realizou a atividade, que caminhos
ele usou para alcança-lo, e fazê-lo pensar como atingir sua intenção.
Reconhecer o erro é um grande passo para seu aperfeiçoamento pessoal. O ser
humano tem uma capacidade muito grande de se adequar as situações vividas.
Quando estas se caracterizam pelo prazer, a busca de crescimento torna-se
maior. Porém, quando há frustações recai e deixa de produzir. Errar faz parte
do processo ensino-aprendizagem, pois ao corrigir o erro se aprende muito mais. Portanto,
a atitude do professor diante do erro deve ser, sempre que possível a de
transformá-lo em situação de aprendizagem. Enfim, ninguém aprende sem errar.
O processo de conhecimento de todos nunca está completo, a cada dia aprendemos
coisas novas, vivenciamos novas experiências e com isso precisamos estar
abertos ao novo. Quando os alunos trazem novidades, as aulas ficam mais
interessantes e ricas. Também penso que não é nada humilhante você
reconhecer que não sabe sobre determinado assunto, o que é diferente de você
ser um profissional acomodado, que não lê que não busca novos conhecimentos ou
não se aprofunda em sua área de atuação.
Cursista:
Francisca Vanuzia Souto Chaves
Nenhum comentário:
Postar um comentário