Atividade
2.3
Utilizando
redes sociais de forma crítica e produtiva
O ingresso nas redes sociais
sempre parte do convite de alguém, dessa forma, você que foi convidado, vai
solicitando mais pessoas a fazerem parte de uma determinada rede. Hoje, a
inclusão digital é ponto forte dessa nova geração e estar fora dos ambientes
virtuais significa exclusão, não fazer parte do convívio social. Nesse sentido
há uma propagação de um para com os outros numa velocidade assustadora. Todos
querem conectar-se sem restrições de conversas, com trocas de informações,
vídeos e fotos. Tudo sem locomoção.
No geral, as redes sociais são
utilizadas como forma de interação entre amigos, colegas de trabalho e
familiares. As redes utilizadas com maior frequência são: Face Book, Instagram,
You Tube, Google, Yahoo, Badoo, Orkut, Windows Live e Messenger. Além da
rapidez, elas nos proporcionam um ambiente de descontração e também facilita a
comunicação através de mensagens ou compartilhamento de imagens e tantas outras
possibilidades.
Referente ao uso das redes
sociais em ações educativas, uma publicação de Daniele Pechi na revista
Nova Escola, “as redes sociais podem se tornar ferramentas de interação
valiosas para auxiliar no trabalho em sala de aula, desde que bem utilizadas,
onde podem ser concebidos como espaços de troca de informações entre
professores e estudantes”. Nessa publicação há uma lista de sugestões para usar
as redes sociais como aliadas da aprendizagem: fazer mediação de grupos de
estudo; disponibilizar conteúdos extras para os alunos; elaborar calendário de
eventos; promover discussões e compartilhar bons exemplos; organizar chats e
fóruns para tirar dúvidas entre outras, lembrando que, todas essas atividades
requerem planejamento.
Ainda na mesma publicação da
Nova Escola a autora comenta sobre os cuidados que o professor deve ter: “o
professor não pode agir como se estivesse em um grupo de amigos íntimos”, “nas
redes sociais, ele está se expondo para o mundo", "ele tem que se dar
conta de que está em um espaço público frequentado por seus alunos". Por
isso, no mundo virtual, os professores precisam continuar dando bons exemplos e
devem se policiar para não comprometerem suas imagens perante os alunos. Os
cuidados são de naturezas diversas, desde não cometer erros de ortografia até
não colocar fotos comprometedoras nos álbuns, pois é preciso um equilíbrio
entre o real e o virtual.
Neste percurso, acontece a
formação de princípios éticos, conceitos, ideais e visão de mundo, âmbito
propício à educação. Tanto alunos quanto sociedade precisa de oportunidades
educativas. Sabemos que ações fúteis enchem o ambiente com “lixo eletrônico”,
pornografias, destruição de valores e o ciberbullying. Os praticantes
fertilizam-no com perversões a ponto de muitos usuários acreditarem na ideia
que as redes sociais são para este fim mesmo.
Temos a oportunidade de
aproveitar a situação e mostrar que a educação caminha junto às mudanças
sociais. As ferramentas interativas podem e devem ser utilizadas nas atividades
escolares como recurso de contextualização do cotidiano do aluno. Todavia, se
faz necessário o planejamento para aplicar com objetividade estas novas
metodologias, sabendo que as redes sociais fazem parte da evolução da
comunicação humana.
Cursista: Francisca
Vanuzia Souto Chaves
Nenhum comentário:
Postar um comentário